Reitor da UESC apresenta palestra na Universidade de Vigo e Unesco

Alessandro em Vigo
Divulgação

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, em viagem à Europa, participa do II Fórum Jurídico Ibero Brasileiro, na Universidade de Vigo, na Espanha, e do Encontro de Alto Nível sobre “Os Desafios para a Conquista de um Brasil Sustentável: pensando na cooperação Sul-Sul”, que ocorre em Paris, de 21 a 25 abril, bem como, do Encontro para a discussão do Ano Europeu das Competências, que se estenderá até o dia 27. O convite foi feito pelo Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação  (Centre d’Études Avancées em Éducation et Devéloppement Durable) que organiza o evento  com o apoio da Unesco.

Na manhã desta segunda-feira, dia 17, o reitor da Uesc participou da abertura do II Fórum Jurídico Ibero Brasileiro, na Universidade de Vigo, que aborda  a temática: “Direitos Fundamentais e Democracia”. O evento conta com a presença de delegações de Universidades espanholas, portuguesas e brasileiras. A Universidade Estadual de Santa Cruz está representada também pelo professor doutor Clodoaldo Anunciação, do Departamento de Ciências Jurídicas (DCjur), membro da comissão organizadora do fórum e moderador da mesa  sobre “Direito internacional e direitos fundamentais.”

Após a abertura do evento, o reitor Alessandro Fernandes reuniu-se com o reitor da Universidade de Vigo, professor doutor Manuel Reigosa, para tratar de assuntos relacionados ao fortalecimento do convênio firmado em 2021 entre as duas instituições, e sobre uma possível parceria acadêmica em relação ao Projeto Campus do Mar, com possibilidade de financiamento pela União Europeia.

Na quarta-feira, dia 19, o reitor da Uesc  apresenta a palestra sobre o tema “Os desafios da educação na construção de uma Agenda para o Clima” no Encontro sobre “Os desafios para a Conquista de um Brasil Sustentável: pensando na cooperação Sul-Sul”. O evento será realizado no "Convention Citoyenne pour le Climat", numa iniciativa da França para lidar com as mudanças climáticas. A metodologia utilizada na convenção inclui diversas etapas, como a apresentação de especialistas, debates em grupo, trabalho em comissões temáticas, elaboração de propostas e votação final.